
GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) é um novo parâmetro da NR-01, a primeira das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, que tem a finalidade de melhorar o desempenho de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em uma organização, criando um método mais eficaz de identificação e gerenciamento de riscos dentro das empresas.
A incompreensão desse conceito acaba fazendo com que erros e suposições sejam feitos acerca do tema. Conheça os enganos mais comuns em relação ao GRO e a correção deles, a fim de não cometê-los:
O GRO é um documento: errado
O GRO não é um documento, é um conjunto de ações que as empresas precisam implementar. No caso, essas ações podem ser documentadas para maior controle. Por isso, ocorre a confusão.
O GRO é atendido pelo PGR: errado
O GRO não é atendido apenas pelo PGR, o Programa de Gerenciamento de Risco. O GRO deve constituir um PGR, que é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades. O PGR é como um norte para o GRO, mas são necessárias outras ações para um GRO eficaz.
GRO é uma novidade: errado
O GRO não é nenhuma novidade. Há algumas referências a ela em outras normas mais antigas, como por exemplo: Diretrizes da OIT sobre Sistemas de Gestão de SST (2001), OHSAS 18001 (2007) e ISO 45001 (2018).
Esses são apenas alguns dos equívocos sobre o GRO. Lembrando que a informação é a melhor forma de combater suposições erradas, agora você pode evitar cometer esses erros!
Fale com um de nossos consultores e encontre o software ideal para a gestão do seu negócio.
0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (WhatsApp)
Acompanhe nossas redes
Instagram @metraweb_
https://www.facebook.com/metraweb
www.metraweb.com.br
FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Compartilhe essa postagem