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Os erros mais comuns sobre o GRO e como evitá-los

23/08/2021
Os erros mais comuns sobre o GRO e como evitá-los


GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) é um novo parâmetro da NR-01, a primeira das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, que tem a finalidade de melhorar o desempenho de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em uma organização, criando um método mais eficaz de identificação e gerenciamento de riscos dentro das empresas.

A incompreensão desse conceito acaba fazendo com que erros e suposições sejam feitos acerca do tema. Conheça os enganos mais comuns em relação ao GRO e a correção deles, a fim de não cometê-los: 


O GRO é um documento: errado

O GRO não é um documento, é um conjunto de ações que as empresas precisam implementar. No caso, essas ações podem ser documentadas para maior controle. Por isso, ocorre a confusão. 


O GRO é atendido pelo PGR: errado

O GRO não é atendido apenas pelo PGR, o Programa de Gerenciamento de Risco. O GRO deve constituir um PGR, que é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades. O PGR é como um norte para o GRO, mas são necessárias outras ações para um GRO eficaz. 


GRO é uma novidade: errado

O GRO não é nenhuma novidade. Há algumas referências a ela em outras normas mais antigas, como por exemplo: Diretrizes da OIT sobre Sistemas de Gestão de SST (2001), OHSAS 18001 (2007) e ISO 45001 (2018). 


Esses são apenas alguns dos equívocos sobre o GRO. Lembrando que a informação é a melhor forma de combater suposições erradas, agora você pode evitar cometer esses erros! 

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