Toda empresa preocupada com um ambiente de trabalho responsável e positivo tem uma gestão de saúde e segurança interna implementada com eficiência.
Entende-se por riscos ocupacionais qualquer situação não saudável e fora de conformidade no ambiente de trabalho.
Os cinco principais tipos de riscos ocupacionais estão previstos na Norma Regulamentadora 09 (NR-9), editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e são fatores que colocam o trabalhador em situação de vulnerabilidade e pode afetar sua integridade.
São os riscos relacionados a várias formas de energia e aos agentes físicos como ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações, etc. Identificam-se pela cor verde.
São identificados pela cor vermelha. Constituem-se por poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória, através da pele ou ingeridas.
São identificados pela cor marrom. Esses riscos ocorrem pela infecção dos profissionais através da respiração, ingestão ou contato com a pele por microorganismos (fungos, parasitas, vírus, protozoários).
Sua identificação é feita pela cor amarela. Esse risco é causado por atividades laborais que requerem esforço físico ou condições psicológicas que podem ser prejudiciais ao trabalhador.
Identificados pela cor azul, esses riscos estão relacionados: às máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.
Assim, é necessário realizar a prevenção de todos os riscos por meio de profissionais do SESMT, que promovem ações e atitudes preventivas laborais. Tais ações podem ser postas em prática por meio da implementação interna da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Para uma gestão de Saúde e Segurança do Trabalho eficiente, o METRA WEB oferece um sistema de soluções constantemente atualizado com as principais necessidades do setor. Leve para sua empresa uma maneira completa e inteligente de SST.